Produtores de Viçosa estão se preparando para ingressar em um novo e promissor setor da agricultura: o cultivo de flores de corte, com destaque para os crisântemos. A iniciativa faz parte do Projeto de Flores e Plantas Ornamentais, desenvolvido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa.
Com estufas e canteiros já em construção, o município deve se tornar um dos polos da produção de flores temperadas na Zona da Mata alagoana. Viçosa integra o núcleo com 20 produtores selecionados, enquanto Mar Vermelho, outro município envolvido no projeto, iniciou recentemente o plantio de gladíolos e dálias de corte.
Segundo a analista do Sebrae, Jacqueliny Martins, o cultivo de flores em Viçosa exigirá mais estrutura técnica, justamente por se tratar de flores de maior valor agregado. “Estamos desenvolvendo o projeto há dois anos e agora damos um passo importante. Viçosa vai trabalhar com crisântemos, espécie que exige estrutura como canteiros adequados e estufas, que já estão sendo implantados em parceria com a prefeitura local”, destacou.
O objetivo é inserir os pequenos produtores na cadeia nacional de flores ornamentais, um setor em crescimento e com grande potencial de retorno financeiro. A expectativa é que, com apoio técnico e planejamento comercial, os agricultores viçosenses possam alcançar mercados fora de Alagoas, ampliando a geração de renda e oportunidades no campo.
O projeto começou como piloto em 2023 e, ao longo de 2024, já apresentou resultados expressivos com a comercialização de plantas ornamentais para fora do estado. Agora, em 2025, ganha força com o foco nas flores de corte e com Viçosa como um dos principais núcleos do novo modelo de agricultura familiar em Alagoas.