O professor Márcio Yabe, doutor em Educação e docente do IFAL – Campus Viçosa, é um dos autores do artigo “A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia”, publicado na revista Educação e Políticas em Debate, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em parceria com as pesquisadoras Edna Cristina do Prado (UFSCar) e Ana Isabel da Câmara Dias Madeira (Universidade de Lisboa). A pesquisa envolveu levantamento bibliográfico, análise documental e observações diretas realizadas na Finlândia, com o objetivo de comparar os processos de formação docente nos dois países.
Os resultados evidenciam grandes contrastes entre os sistemas educacionais. No Brasil, a formação inicial de professores da Educação Básica ocorre por meio de cursos de licenciatura com, no mínimo, 3.200 horas. Já na Finlândia, os docentes passam por um percurso mais longo e aprofundado, totalizando 8.100 horas, que incluem bacharelado e mestrado. Para o professor Márcio Yabe, esses dados mostram o quanto a valorização da carreira docente está ligada à qualidade da formação. “Na Finlândia, isso é visível desde o início da carreira”, ressalta o pesquisador.
O artigo está disponível gratuitamente para leitura no site da revista: