A obra de Julio Caio Vasconcelos é muito bem-vinda porque se dedica ao universo local, trazendo contribuições inestimáveis a um tema cada vez mais importante no estudo e no entendimento das raízes da sociedade brasileira, reconstruindo retalhos da história da escravidão”.
A apresentação faz parte do prefácio assinado por Laurentino Gomes, autor da trilogia Escravidão, sobre o livro “Escravidão em Viçosa”, de autoria do historiador e advogado alagoano Caio Vasconcelos.
A obra foi lançada recentemente nas redes sociais e teve boa aceitação, com quase todos os exemplares vendidos. O livro traz um roteiro sobre o período da escravidão em Viçosa, município a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba alagoano.
O trabalho foi divido em quatro capítulos: Panorama da escravidão no atual território de Viçosa, Cenas da escravidão, A abolição da escravatura na então Vila de Assembleia, e Um breve cenário após a escravidão em Viçosa; além de três anexos: O Camponez, Salve Mãe Preta das senzalas e Salve negro do Brasil. Salve treze de maio de 1888.
Veja a matéria completa no alnb.com.br