A Casa da Cultura de Viçosa recebe, a partir desta quinta-feira (25), a exposição “O Sonho é de Pelúcia”, que reúne obras inéditas das artistas visuais bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda.
A mostra, que permanece em cartaz até 23 de dezembro, transforma em arte os sonhos de quinze pessoas transmasculinas, com deficiência e idosas. O resultado são 15 obras em diferentes linguagens, como colagem, escultura e instalação, que convidam o público a refletir sobre corpos dissidentes e universos oníricos.
Com curadoria de Flávia Araújo (Azul), o projeto busca dar visibilidade a grupos historicamente marginalizados, aproximando realidade e imaginação em experiências visuais provocativas.
“Queremos que a visita desperte aquela sensação que temos ao acordar: uma pausa breve, em que o sonho ainda é lembrado e nos faz rever o mundo de outra maneira”, destaca bruCa teiXeira, idealizadora do projeto.
A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc) e operacionalizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Para a secretária de Cultura, Mellina Freitas, a exposição reafirma o papel transformador da arte:
“A arte tem essa força de deslocar olhares e revelar o que muitas vezes é silenciado. O ‘Sonho é de Pelúcia’ mostra que os sonhos também são territórios políticos e afetivos, capazes de nos fazer repensar a realidade.”
Serviço
-
Exposição: O Sonho é de Pelúcia
-
Abertura: 25/9/2025, às 19h (Dia Mundial dos Sonhos)
-
Período: 25 de setembro a 23 de dezembro de 2025
-
Local: Casa da Cultura de Viçosa — Viçosa/AL
-
Curadoria: Flávia Araújo (Azul)
-
Artistas: bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda
-
Produção: Olga Aureliano
-
Entrada gratuita